avozmissionaria@hotmail.com

Pesquisar este blog

Destaque...

Lista Mundial da Perseguição 2021: hostilidade a cristãos aumenta

  Veja a Lista Mundial da Perseguição 2021 com o ranking dos 50 países onde os cristãos são mais perseguidos por causa da fé em Jesus. As in...

Garota de 15 anos morre em uma "cabana menstrual", no Nepal.



Meninas e mulheres em todo o Nepal são banidas para Cabanas chhaupadi durante a menstruação mesmo que a prática foi proibida em 2005.


Algumas morrem em condições insalubres, inalação de fumaça ou mordidas por serpientes. Ainda ha várias pessoas no Nepal que acreditam que as mulheres são impuras quando ela está menstruada.

No Himalaia, em uma noite fria em aldeia Gajra, uma menina em uma pequena cabana acendeu uma fogueira para se aquecer.

Quando ela adormeceu, a menina de 15 anos morreu de inalação de fumaça. Ela estava sozinha, separada de sua comunidade por causa de uma função biológica.

A menina foi envolvida na prática chhaupadi, comum no oeste do país e onde as mulheres são consideradas impuras durante a menstruação, por isso eles são isolados durante a duração do seu período.

Sua morte é a segunda em um mês, de acordo com o inspetor de polícia Accham, Badri Prasad Dhakal disse, acrescentando que pelo menos 10 crianças morreram em cabanas semelhantes no distrito nos últimos nove anos.

"As mortes são geralmente causadas por inalação de fumaça, picadas de cobra e falta de cuidados básicos durante a menstruação", acrescentou.

A pratica chhaupadi remonta séculos e está enraizada na tabus hindus sobre a menstruação.

Além de ser isolada nas "cabanas menstruais", pequenos edifícios com portas pequenas, geralmente sem janelas e falta de saneamento e ventilação, mulheres e meninas são proibidas de tocar outras pessoas, animais, vegetais, plantas e frutas, de acordo com um relatório da ONU de 2011.

Nem estão autorizados a beber leite ou comer produtos lácteos e acesso à água potável é limitado.

"Em algumas partes do oeste do Nepal ainda um se actedita wue um deus ou deusa ficaria com raiva se esta prática for violada, o que pode resultar em uma vida curta, e causar a morte de animais e destruição de culturas", acrescenta o relatório.

"Alguns acreditam que se uma mulher toca o fruto, o mesmo cairá da árvore antes de amadurecer. Se for na água, acredita-se que o poço vai secar", diz o documento.

Em algumas áreas as restrições são: proibir as meninas a ler, escrever ou reproduzir livros durante a sua menstruação por medo de irritar Saraswati, a deusa da educação.

Prática Ilegal:

Chhaupadi foi declarada ilegal pelo Supremo Tribunal do Nepal em 2005 e o governo emitiu orientações e deu um prazo de três anos para erradicar todo o país, mas o chhauupadi persiste, especialmente no extremo oeste do país.

Não existem estatísticas abrangentes, mas a prática é mais comum nos distritos de Achham, Doti e Bajuara.

Gajra aldeia foi declarada "chhaupadi zona livre" em 2015, mas um funcionário do departamento de desenvolvimento das mulheres no local disse que mais de 70% das 138.000 pessoas no distrito ainda praticam este costume.

CNN.

0 comentários:

Postar um comentário